terça-feira, 13 de outubro de 2015

Plástico biodegradável no Enem 2014

As pessoas estão ficando mais conscientes a respeito de questões que envolvem a natureza e o que o homem pode fazer para mudar o quadro ambiental atual, uma dessas questões é sobre sacolinhas, essas mesmas que você usa quando faz compras, sabia que elas demoram mais de 400 anos para se decompor? Muito tempo né, sabe o que é pior? É que utilizamos bilhões todos os anos e isso prejudica, e muito, o meio ambiente e os animais. Por isso que existem várias políticas promovendo uma conscientização em massa, para que usemos com mais cuidado materiais que agridem o meio ambiente. A discussão sobre essas sacolinhas é tão importante que chegou a cair no Enem de 2014.

  
  

Olha só, interessante né? Mas você entendeu essa questão? Sabe o que é polietileno? Não? Pode deixar que a gente explica, polietileno é um dos tipos de plástico mais comum, porque ele tem um estrutura bem simples, é de baixo custo e derivado do petróleo, que é um recurso natural não renovável e poluente, isso não é bom para a natureza. 
Por isso que alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que é feito a partir de resina polimérica termoplástica, ou seja, um plástico que tem suas propriedades mudadas quando resfriado ou aquecido, e amido de milho, a gente vai explicar melhor o que é amido em outros posts desse blog, mas no geral, amido é um carboidrato produzido por plantas verdes que serve como reserva de energia, isso significa que a sacola é uma mistura de um plástico mais frágil e de amido, o que facilita a decomposição desse plástico orgânico, já que fungos, bactérias e outros microrganismos podem se alimentar desse plástico, separando suas moléculas e então os minúsculos pedaços que não podem ser digeridos por esses seres, não atrapalham o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário